Trilha sonora de cinema: uma análise sobre os filmes tropa de elite 1 e 2
Trilha sonora de cinema: uma análise sobre os filmes tropa de elite 1 e 2
Esta pesquisa abre uma discussão sobre a trilha sonora dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, dirigido pelo cineasta brasileiro José Padilha nos anos de 2007 e 2010, respectivamente. Desse modo, ressaltamos que a trilha sonora composta para os filmes, é um objeto de estudo importante, uma vez que o seu co...
Título traducido: | Cinema soundtrack: an analysis about the Elite Squad films 1 and 2 |
---|---|
Título de la revista: | Revista Digital do LAV |
Autor: | Cleber Fernando Gomes |
Palabras clave: | |
Palabras clave traducidas: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/18109 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Revista Digital do LAV; Vol 8, No 3 (Año 2015). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.5902/1983734818109 |
Entidad editora: | Universidade Federal de Santa Maria |
Derechos de uso: | Reconocimiento (by) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte |
Resumen: | Esta pesquisa abre uma discussão sobre a trilha sonora dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, dirigido pelo cineasta brasileiro José Padilha nos anos de 2007 e 2010, respectivamente. Desse modo, ressaltamos que a trilha sonora composta para os filmes, é um objeto de estudo importante, uma vez que o seu conteúdo crítico e político consegue atingir uma enorme quantidade de pessoas por meio da indústria cultural. Por meio de metodologia histórica e bibliográfica, concluímos que a trilha sonora dos dois filmes, constroem uma expressão crítica através da arte da música e do cinema, sobre os graves problemas sociais, políticos e econômicos localizados na cidade do Rio de Janeiro. |
---|---|
Resumen traducido: | This research opens up a discussion on the soundtrack of the films Elite Squad 1 and 2, directed by Brazilian filmmaker José Padilha in 2007 and 2010, respectively. Thus, we emphasize that the soundtrack composed for these films is an important object of study, since its critical and political content can reach a huge amount of people through cultural industry. Through historical and bibliographical methodology, we conclude that the soundtrack of these two films builds a critical expression through the art of music and cinema, about the serious social, political and economic problems located in the city of Rio de Janeiro. |