Turismo, gentrificação urbana e (des) alojamento local na cidade de Lisboa - Portugal

Turismo, gentrificação urbana e (des) alojamento local na cidade de Lisboa - Portugal

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o aumento significativo do turismo na cidade de Lisboa aliado a novas práticas de gentrificação e de hospedagem, e as decorrentes alterações no modo de vida dos moradores, principalmente nos bairros históricos. Isso traz como resultado o aumento do valor do m...

Guardado en:
Título traducido: Tourism, urban gentrification and local (dis)lodging in Lisbon – Portugal
Título de la revista: Geografia Ensino & Pesquisa
Autor: Solismar Fraga Martins
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/37424
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Geografia Ensino & Pesquisa; Vol 23, (Año 2019).
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499437424
Entidad editora: Universidade Federal de Santa Maria
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias de la Vida --> Conservación de la Biodiversidad
Ciencias de la Vida --> Agricultura
Ciencias de la Vida --> Ciencia del Suelo
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o aumento significativo do turismo na cidade de Lisboa aliado a novas práticas de gentrificação e de hospedagem, e as decorrentes alterações no modo de vida dos moradores, principalmente nos bairros históricos. Isso traz como resultado o aumento do valor do metro quadrado dos imóveis para venda e para aluguel anual, causando o desalojamento dos arrendatários e sua substituição por ocupação de curta permanência e maior rentabilidade. Buscaram-se referenciais teóricos basilares nessa temática, assim como autores portugueses e espanhóis que se dedicam a este assunto. Os dados empíricos foram obtidos através de fonte documental e jornalística sobre o tema, dada a sua frequência na imprensa e a relevância que tem hoje para os habitantes.
Resumen traducido: This is an analysis on the significant increase of tourism in Lisbon associated to new forms of gentrification and hospitality, and the consequent changes in living style of the inhabitants, mainly in historic districts. As a result, prices of built area increase both for annual rental and for sale, and long-time residents do not find rental housing in these areas. This research includes basic theoretical references as well as Portuguese and Spanish authors on this matter. Empirical data were obtained from documental and press sources, since this is a frequent and relevant issue for inhabitants.