A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
RESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação aprese...
Título de la revista: | Revista Pedagógica |
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Primer autor: | Rodrigo Eder Zambam |
Otros autores: | Humberto Calloni |
Palabras clave: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Revista Pedagógica; Vol 22, (Año 2020). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.4748 |
Entidad editora: | Universidade Comunitária da Região de Chapecó |
Derechos de uso: | Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación Especial |
Resumen: | RESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação apresentando pistas para sua Filosofia Moral, em seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. Em uma perspectiva, apresentaremos quatro conceitos que nos parecem relevantes para compreendermos sua teoria que objetiva a maioridade do ser humano como proposta central do iluminismo, a saber: disciplina, tornar-se culto, tornar-se prudente e cuidar da moralidade. Noutra leitura metodológica e conceitual, apresentaremos a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer como alternativa para a educação, afastando-se da racionalidade moderna. Destacamos o conceito de linguagem que traz o sentido da experiência vivida revelando nossa finitude. Afinal, é na relação com o outro que podemos experienciar uma educação que tenha no diálogo vivo um novo fazer pedagógico para além das restrições da racionalidade moderna. |
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