A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

RESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação aprese...

Saved in:
Journal Title: Revista Pedagógica
First author: Rodrigo Eder Zambam
Other Authors: Humberto Calloni
Palabras clave:
Language: Portuguese
Get full text: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748
Resource type: Journal Article
Source: Revista Pedagógica; Vol 22, (Year 2020).
DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.4748
Publisher: Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Education --AMP-- Educational Research
Social Sciences/Humanities --> Education, Special
Abstract: RESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação apresentando pistas para sua Filosofia Moral, em seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. Em uma perspectiva, apresentaremos quatro conceitos que nos parecem relevantes para compreendermos sua teoria que objetiva a maioridade do ser humano como proposta central do iluminismo, a saber: disciplina, tornar-se culto, tornar-se prudente e cuidar da moralidade. Noutra leitura metodológica e conceitual, apresentaremos a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer como alternativa para a educação, afastando-se da racionalidade moderna. Destacamos o conceito de linguagem que traz o sentido da experiência vivida revelando nossa finitude. Afinal, é na relação com o outro que podemos experienciar uma educação que tenha no diálogo vivo um novo fazer pedagógico para além das restrições da racionalidade moderna.