Recordatórios: notas sobre memória e fotografia

Recordatórios: notas sobre memória e fotografia

A memória estabelece um papel fundamental no que diz respeito à percepção e construção do homem. A fotografía contém, entre outros aspectos, o de “depósito” da memória, devido a seu valor como índice, como vestígio, tal como argumenta Phillipe Dubois, além do carácter funcional de ampliar nossa capa...

Guardado en:
Título traducido: Reminders: notes on memory and photography
Título de la revista: Revista Crítica Cultural
Autor: Daniela Martorano Vieira
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/153
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista Crítica Cultural; No Especial (Año 2009).
DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v0e02009301-310
Entidad editora: Universidade do Sul de Santa Catarina
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Crítica y Teoría de la Literatura
Resumen: A memória estabelece um papel fundamental no que diz respeito à percepção e construção do homem. A fotografía contém, entre outros aspectos, o de “depósito” da memória, devido a seu valor como índice, como vestígio, tal como argumenta Phillipe Dubois, além do carácter funcional de ampliar nossa capacidade mental de armazenar informações. Desempenha uma função social, no sentido de documentar, registrar e preservar a memória coletiva e individual, em arquivos públicos ou privados. A utilização desses documentos na arte contemporânea, possibilita aos artistas compreender a imagem fotográfica como uma transformação-interpretação do real, ignorando-a como uma tecnologia a serviço da realidade. Partindo de procedimentos como os de coleção, apropriação, construção e reconstrução, rearticulação da fotografia, os artistas alteram seu significado, contestam a próprio valor documental da imagem, desconstruindo e ressignificando, cada um a seu modo, imagens existentes e habituais do mundo contemporâneo.
Resumen traducido: Memory has a main role concerning mankind’s construction and perception. And, between many other aspects, photography is a container for memory, due to its value as an index, a trace, as says Phillipe Dubois, beyond a merely functional need of amplifying our mental capacity of storing information. It does a social function, on a documentation sense, registering and preserving na either collective or individual memory, may it be in public or private archives. The utilization of this files in contemporary art, opens to the artists the possibility of understanding a photographic image as a transformation/interpretation of reality, ignoring it as a sudden technology under reality’s command. Beginning by means as collections, appropriations, constructions and recons tructions – re articulations of photography, artists adulterate its sense, avoiding image’s documentation valor, building inside out a new meaning, each one on his own way, existing images which contemporary world is used to.