OSMAN LINS: RUPTURA E INOVAÇÃO EM AVALOVARA

OSMAN LINS: RUPTURA E INOVAÇÃO EM AVALOVARA

A proposta deste artigo é discutir a construção do narrador-personagem na obra Avalovara (1973), de Osman Lins (1924-1978). Busca-se relacionar a construção do narrador-personagem a partir de uma poética que dá um caráter fragmentário à linguagem do escritor e que refletem a busca de compreensão de...

Guardado en:
Título traducido: OSMAN LINS: RUPTURE AND INOVATION IN AVALOVARA
Título de la revista: Travessias
Autor: Marcio Roberto Pereira
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3367
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Travessias; Vol 3, No 2 (Año 2009).
Entidad editora: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Ciencias Sociales y Humanidades --> Lengua y Lingüística
Ciencias Sociales y Humanidades --> Literatura
Resumen: A proposta deste artigo é discutir a construção do narrador-personagem na obra Avalovara (1973), de Osman Lins (1924-1978). Busca-se relacionar a construção do narrador-personagem a partir de uma poética que dá um caráter fragmentário à linguagem do escritor e que refletem a busca de compreensão de um mundo caótico cujo espaço torna-se um elemento de diálogo entre a identidade e a representação do real na construção da narrativa aqui analisada.
Resumen traducido:  In this article we analyze how the character of the story-teller is build up as a fictional creation in the novel Avalovara (1973) by Osman Lins (1924-1978).We associated the building process of the narrator-character to the poetic wich brings a fragmentary feature to the writer s language, and reflects a search for some coherency in a given chaotic environment, wherein space itself becomes the role of a dialogue between identity and representation of the real in the construction of the narrative analyzed here.