A POSE FOTOGRÁFICA EM TRÊS MOMENTOS DE KÔ: O RETRATO FOTOGRÁFICO COMO REPRESENTAÇÃO DO TEMPO NO OLHAR DE HARUO OHARA

A POSE FOTOGRÁFICA EM TRÊS MOMENTOS DE KÔ: O RETRATO FOTOGRÁFICO COMO REPRESENTAÇÃO DO TEMPO NO OLHAR DE HARUO OHARA

O objetivo deste artigo é promover um debate sobre o retrato em sua condição de memória compartilhada. Tomam-se com referência para o presente estudo, três retratos de Kô Sanada realizados por Haruo Ohara entre os anos de 1940-1973. Nestas imagens eviden...

Saved in:
Journal Title: Travessias
Author: André Camargo Lopes
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5944
Resource type: Journal Article
Source: Travessias; Vol 6, No 2 (Year 2012).
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Humanities, Multidisciplinary
Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics
Social Sciences/Humanities --> Literature
Abstract: O objetivo deste artigo é promover um debate sobre o retrato em sua condição de memória compartilhada. Tomam-se com referência para o presente estudo, três retratos de Kô Sanada realizados por Haruo Ohara entre os anos de 1940-1973. Nestas imagens evidencia-se a construção de um olhar sobre o corpo e o tempo que o envolve. Propõe-se debater a arte do retrato como resultante de uma ação de cumplicidade e pesquisa entre modelo e retratista, na perspectiva de se debater a constituição de uma iconografia afetiva do tempo.