O Corpo Feminino e Seus Enigmas: A Esfinge na Pintura de Franz Stuck
O Corpo Feminino e Seus Enigmas: A Esfinge na Pintura de Franz Stuck
Neste ensaio, discutirei o problema da representação do feminino nas artes do final do século 19. Para tanto, partirei da leitura de Bram Dijkstra em Idols of Perversity (1986). Na sequência, refletirei sobre o modo como o imaginário do corpo feminino está associado ao encontro de Édipo e a Esfinge, monstro feminino que oferta enigmas e apresenta uma composição corporal tripartida. O estereotipo desse feminino demonizado, todavia, começa a ser repensado no mesmo século, tornando-se a própria esfinge e sua constituição um enigma a ser desvendado. Minha análise para a leitura dessa alteração de sensibilidade nas artes do 19 se centrará em três diferentes pinturas do artista alemão Franz Stuck para o tema da Esfinge. Para tanto, usarei, além de Dijkstra, as reflexões de Connell, Edmunds, Paglia e Goex.
Bibliographic data
Journal Title: | Ilha do Desterro |
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Author: | Enéias Farias Tavares |
Palabras clave: | |
Language: | Portuguese |
Get full text: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n3p27 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Ilha do Desterro; Vol 68, No 3 (Year 2015). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n3p27 |
Publisher: | Universidade Federal de Santa Catarina |
Usage rights: | Reconocimiento (by) |
Categories: | Social Sciences/Humanities --> Literature |
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