Da incondicionalidade: universidade, ciências, filosofia
Da incondicionalidade: universidade, ciências, filosofia
O presente artigo tem como objetivo relacionar duas conferências tardiasrealizadas por Jacques Derrida a respeito da universidade e das ciências. Numprimeiro momento, tratar-se-á de apresentar as linhas gerais de A universidadesem condição, de 1998, na qual o autor propõe pensar a “profissão de prof...
Título de la revista: | Em Construção |
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Autor: | Fernando Fragozo |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/article/view/34350 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Em Construção; No 3 (Año 2018). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.12957/emconstrucao.2018.34350 |
Entidad editora: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Derechos de uso: | Reconocimiento - NoComercial (by-nc) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Historia y Filosofía de la Ciencia Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades Ciencias Sociales y Humanidades --> Filosofía |
Resumen: | O presente artigo tem como objetivo relacionar duas conferências tardiasrealizadas por Jacques Derrida a respeito da universidade e das ciências. Numprimeiro momento, tratar-se-á de apresentar as linhas gerais de A universidadesem condição, de 1998, na qual o autor propõe pensar a “profissão de professor”a partir das questões da busca da verdade e da performatividade sob a égidedo conceito de “universidade sem condição” ou “incondicional”, visando aconstituição paradoxal de “novas Humanidades” que, no seio da universidade,possam tanto pensar seus limites como a paradoxal questão do acontecimento.Em seguida, serão apresentados elementos da conferência O “mundo” das luzespor vir (exceção, cálculo, soberania), de 2002, na qual o autor busca pensar arazão para além do que é caracterizado como projeto arquitetônico, sistemáticoe teleológico da filosofia, que ameaçaria, assim como toda teleologia, asracionalidades plurais das mais diversas ciências na medida em que condicionae impede o advento “impossível” do “acontecimento”. |
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