A fotografia como poesia e a poesia como fotografia: sobre Arthur Omar e Arturo Carrera

A fotografia como poesia e a poesia como fotografia: sobre Arthur Omar e Arturo Carrera

O texto aborda a “trituração do sentido” operada pela fotografia num poema de Arturo Carrera (Coronel Pringles, Argentina, 1948), Fotografías imaginarias com nieve de verdad, e numa série de retratos de Arthur Omar (Poços de Caldas, Minas Gerais, 1948), Antropologia da face gloriosa. Trata-se em Car...

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Título traducido: Photography as poetry and poetry as photography: on Arthur Omar and Arturo
Título de la revista: Revista Crítica Cultural
Autor: Jorge H. Wolff
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/148
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista Crítica Cultural; No Especial (Año 2009).
DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v0e02009255-262
Entidad editora: Universidade do Sul de Santa Catarina
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Crítica y Teoría de la Literatura
Resumen: O texto aborda a “trituração do sentido” operada pela fotografia num poema de Arturo Carrera (Coronel Pringles, Argentina, 1948), Fotografías imaginarias com nieve de verdad, e numa série de retratos de Arthur Omar (Poços de Caldas, Minas Gerais, 1948), Antropologia da face gloriosa. Trata-se em Carrera de imagens “derretidas” correspondentes às “estruturas dissipativas” que caracterizam sua poesia, segundo Laddaga, onde a linguagem é basculada em nome de uma sutil “agramaticalidade”, e, em Omar, da rostidade violentada em exuberantes imagens táteis. Aos rostos expressionistas de Omar fazem contraponto a série de retratos Niños... que nacieron peinados de Alfredo Prior (Buenos Aires, 1952), que se mesclam a fragmentos de poemas de Carrera no álbum homônimo.
Resumen traducido: The text approaches the “grinding of the sense” performed by photography in a poem of Arturo Carrera (Coronel Pringles, Argentina, 1948), Fotografías imaginarias con nieve de verdad, and by a series of portraits by Arthur Omar (Poços de Caldas, Minas Gerais, 1948), Anthropology of the glorious face (Antropologia da face gloriosa). In Carrera it is about “melted” images corresponding to the “dissipative structures” that caracterize his poetry, according to Laddaga, whose language is tilted in the name of a subtle “agrammaticality”, and, in Omar, the “faceness” violated in exuberant tactile images. To Omar’s expressionist faces the series of portraits Niños… que nacieron peinados by Alfredo Prior (Buenos Aires, 1952) functions as a counterpoint, which are mixed to fragments of poems by Carrera in the album of the same title.