A oficina de vídeo como potência de pesquisa em psicologia: luz, câmera, criação!

A oficina de vídeo como potência de pesquisa em psicologia: luz, câmera, criação!

O presente artigo tem como objetivo abordar a Oficina de Vídeo como um dispositivo que potencializa a Pesquisa-Intervenção, trazendo luz a elementos da experiência de pesquisa de dissertação intitulada As Práticas de Preconceito e de Tolerância no contexto escolar: o outro como questão, em que foi t...

Saved in:
Translated title: The video workshop as a research power in psychology: lights, camera, creation!
Journal Title: Revista de Psicologia
Author: Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18791
Resource type: Journal Article
Source: Revista de Psicologia; Vol 8, No 1 (Year 2017).
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Categories: Health Sciences, Social Sciences/Humanities --> Psychology, Applied
Health Sciences, Social Sciences/Humanities --> Psychology, Biological
Health Sciences, Social Sciences/Humanities --> Psychology, Psychoanalysis
Abstract: O presente artigo tem como objetivo abordar a Oficina de Vídeo como um dispositivo que potencializa a Pesquisa-Intervenção, trazendo luz a elementos da experiência de pesquisa de dissertação intitulada As Práticas de Preconceito e de Tolerância no contexto escolar: o outro como questão, em que foi trabalhada a perspectiva téorica-metodológica da Pesquisa-Intervenção junto ao dispositivo Oficina de Vídeo. Inicialmente, o texto discute as principais referências teóricas da Pesquisa-Intervenção, tendo como base os principais teóricos brasileiros e estrangeiros que abordam o tema, como Marisa Lopes da Rocha, Simone Paulon e René Lourau. No segundo tópico, apresenta-se de forma sucinta a pesquisa de dissertação citada. Logo em seguida abordamos a utilização do dispositivo Oficina de Vídeo dentro do processo de pesquisa, em que trabalhamos junto aos alunos tanto exibição quanto produção de vídeos que abordassem a temática. Ao todo, tivemos treze encontros na Oficina de Vídeo. Como resultado, pudemos observar o quanto a Oficina de Vídeo foi importante no processo da pesquisa, pois possibilitou a coautoria e a narração da experiência, além de ter sido um dispositivo que trouxe uma problematização acerca das próprias resistências dentro do processo da pesquisa.
Translated abstract: This paper aims to address the Video Workshop as a device that enhances the Intervention-Research, bringing to light elements of the dissertation research experience entitled The Practice Prejudice and Tolerance in the school context: the other as a matter, in which a theoretical-methodological perspective of Intervention-Research was crafted using the video workshop device. Initially, it discusses the main theoretical references of Intervention-Research, based on main Brazilian and foreign theorists on the topic as Marisa Lopes da Rocha, Simone Paulon and René Lourau. The second topic briefly presents the aforementioned dissertation research. Afterwards, we address the use of the Video Workshop device within the research process, when we worked with students both the exhibition and the production of videos that addressed the issue. Altogether we had thirteen meetings in the Video Workshop. As a result, we have seen how the Video Workshop was important in the research process, since it made possible the co authorship and narration of experience, in addition to being a device that brought a questioning about the own resistance within the research process.