SAMBA E DESACATO EM SINHÔ: "REI" DO SAMBA, "REI" DA POLÊMICA
José Barbosa da Silva, J. Silva, ou Sinhô, alcunhado de Rei do samba, vaidoso, elegante, polêmico, contestador, foi um dos fundadores do samba urbano carioca e um dos responsáveis pela profissionalização, divulgação e comercialização do samba como produto e como gênero musical. Músico - pianista - conhecido e reconhecido nos ambientes onde o samba e a intriga fermentavam e borbulhavam nas décadas de 1910 e 1920, no Rio de Janeiro, compôs grandes preciosidades do cancioneiro nacional, ricas em sentimento poético, balanço rítmico e melodias de rápido sucesso. Polêmico, procurou, encontrou e viveu, no curso de pouco mais de dez anos, entre 1917 e 1930, interrompido pela morte prematura, por tuberculose, uma série de motivos e adversários para grandes polêmicas musicais e sobre direitos de composição. A polêmica que mais ficou conhecida e produziu maiores frutos foi aquela travada com os "baianos" da casa da Tia Ciata, objeto deste trabalho.Palavras-chave: Sinhô. Samba. Polêmica musical.
Bibliographic data
Journal Title: | Revista Memento |
---|---|
Author: | Francisco Antonio Romanelli |
Language: | Portuguese |
Get full text: | http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/1323 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Revista Memento; Vol 4, No 2 (Year 2013). |
Publisher: | Universidade Vale do Rio Verde |
Usage rights: | Reconocimiento (by) |
Categories: | Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics Social Sciences/Humanities --> Literature |
Statistical data
- Views
- Consultations
- Citation style
- Share
- Export record
- Favourites