Vínculos organizacionais

Vínculos organizacionais

Este artigo um estudo de caso nico, realizado junto a uma organizao pblica municipal de Curitiba, e tem como objetivo investigar e compreender os vnculos organizacionais. O estudo dos vnculos feito por meio dos seus elementos constitutivos: a identificao, o sentimento de pertena, a cooper- ao, a par...

Guardado em:
Título traduzido: Organizational ties
Título da revista: Revista de Administração Pública
Primer autor: Gustavo Garcez Kramer
Outros autores: José Henrique de Faria
Palavras chave:
Palavras chave traducidas:
Idioma: Português
Ligação recurso: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6881
Tipo de recurso: Artigo de revista
Fonte: Revista de Administração Pública; Vol 41, No 1 (Ano 2007).
Entidade editora: Fundação Getulio Vargas
Direitos de utilização: Reconocimiento (by)
Matérias: Ciências Sociais e Humanidades --> Administração Pública
Resumo: Este artigo um estudo de caso nico, realizado junto a uma organizao pblica municipal de Curitiba, e tem como objetivo investigar e compreender os vnculos organizacionais. O estudo dos vnculos feito por meio dos seus elementos constitutivos: a identificao, o sentimento de pertena, a cooper- ao, a participao, a criao de inimigos, a idealizao, o reconhecimento e valorizao dos indivduos, a solidariedade, a integrao, o crescimento e desen- volvimento pessoal e profissional e a autonomia. Foram utilizados, como ins- trumentos de coleta, questionrio fechado e anlise documental. O resultado dessa pesquisa a caracterizao dos elementos que so importantes na formao e manuteno dos vnculos e, conseqentemente, para o comprometi- mento dos empregados com os objetivos, polticas, problemas, desempenho e resultados da organizao.
Resumo traduzido: This article presents a unique case study of the organizational ties in a public municipal organization in the city of Curitiba, Brazil. The ties are studied through their constitutive elements: identification, sense of belonging, coop- eration, participation, creation of enemies, idealization, recognition and appreciation of individuals, solidarity, integration, professional and personal development and growth, and autonomy. Documental analysis and closed questionnaires were used for data collection. The research resulted in the characterization of the elements that are important in making and keeping ties, and consequently committing employees to the organizations objectives, policies, problems, performance and results.