Teatro e resistência cultural: o Grupo Opinião

Teatro e resistência cultural: o Grupo Opinião

O Grupo Opinião constituiu um marco decisivo na produção teatral na década de 1960. Sua presença na cena cultural brasileira teve importância porque, antes mesmo de ser consagrado como sucesso de público com produções tais como Show Opinião e Liberdade, Liberdade, possibilitou a organização das esqu...

Saved in:
Translated title: Theater and cultural resistance: the Opinion Group
Journal Title: Temáticas
Author: Miliandre Garcia
Traslated keyword:
Language: Undetermined
Get full text: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13676
Resource type: Journal Article
Source: Temáticas; Vol 19, No 37/38 (Year 2011).
DOI: http://dx.doi.org/10.20396/temáticas.v19i37/38.13676
Publisher: Universidade Estadual de Campinas
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Anthropology
Social Sciences/Humanities --> Social Sciences, Interdisciplinary
Social Sciences/Humanities --> Sociology
Abstract: O Grupo Opinião constituiu um marco decisivo na produção teatral na década de 1960. Sua presença na cena cultural brasileira teve importância porque, antes mesmo de ser consagrado como sucesso de público com produções tais como Show Opinião e Liberdade, Liberdade, possibilitou a organização das esquerdas intelectualizadas em torno de um projeto de resistência cultural construído pelo “grupo” em interlocução com as classes médias. Resultado de um processo de acomodação das esquerdas no interior do mercado de bens culturais no Brasil, o Grupo Opinião foi resultado de uma conjunção de fatores que, concomitantemente, favoreceu sua visibilidade comercial no circuito das produções teatrais naquele momento, bem como atuou na politização de seu público espectador.
Translated abstract: The Grupo Opinião was a essential moment in theatrical production in the 1960s. His presence in the Brazilian cultural scene was important because, even before being consecrated as a public sucess with productions such as Show Opinião and Liberdade, Liberdade, enabled the organization of the left intellectualized around a project of cultural resistance constructed by “group” in dialogue with the middle classes. Result of a process of accommodation of the left inside the cultural industry in Brazil, the Grupo Opinião was the result of a combination of factors that, concomitantly, favored its visibility in the ambit of commercial theatrical productions at the moment, as well acted in the politicization of their public spectator.