Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica

Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica

A disciplina de Bioquímica é definida pelos estudantes como uma disciplina de grau de dificuldade elevado. Por isso, diversas metodologias alternativas de ensino têm sido desenvolvidas na tentativa de ultrapassar a dificuldade dos estudantes perante a disciplina. Entre estas metodologias encontram-s...

Guardado en:
Título traducido: Bioquim4x: an educational game to review biochemistry concepts
Título de la revista: Revista de Ensino de Bioquímica
Primer autor: Laura Farkuh
Otros autores: Catarina Pereira-Leite
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/342
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista de Ensino de Bioquímica; Vol 12, No 2 (Año 2014).
DOI: http://dx.doi.org/10.16923/reb.v12i2.342
Entidad editora: Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
Derechos de uso: Reconocimiento - CompartirIgual (by-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación, Disciplinas Científicas
Resumen: A disciplina de Bioquímica é definida pelos estudantes como uma disciplina de grau de dificuldade elevado. Por isso, diversas metodologias alternativas de ensino têm sido desenvolvidas na tentativa de ultrapassar a dificuldade dos estudantes perante a disciplina. Entre estas metodologias encontram-se os jogos didáticos, que permitem um equilíbrio entre uma atividade lúdica e a melhoria da aprendizagem e interesse dos alunos pela disciplina. O jogo Bioquim4x é uma proposta alternativa para o ensino de Bioquímica, que visa rever os conceitos transmitidos em sala de aula, estimulando diversas aptidões dos estudantes, como a sua criatividade, e possibilita ainda correlacionar a Bioquímica com eventos diários. A aplicação deste jogo a estudantes de Bioquímica demonstrou o seu potencial como uma atividade didática e lúdica à disposição de estudantes e docentes.
Resumen traducido: Biochemistry is usually characterized by students as a difficult subject. Therefore, several educational approaches have been developed in order to overcome students difficulties. Among these methodologies are the educational games that allow a balance between playing and the improvement of learning and students interest. The game Bioquim4x is an alternative proposal for teaching Biochemistry. The objectives of this game are to review concepts transmitted in classroom, to stimulate various skills of students, such as their creativity, and to correlate Biochemistry with daily events. The game was tested with Biochemistry students and the results highlighted its potential as an educational and ludic activity available for students and teachers.