Como participar nas Revistas REDIB


Como participar nos Livros REDIB



Como participar nas Revistas REDIB

As revistas que desejem incorporar-se ao portal REDIB deverão oferecer acesso direto ao texto completo dos seus conteúdos. Não obstante, pode admitir-se um período de embargo do último número publicado que, seguindo as recomendações de diversos organismos internacionais, não seja superior a seis meses.

 

Para além disso, as publicações que desejem participar neste projeto deverão satisfazer uns Critérios de Qualidade formais e de conteúdo.

 

As revistas que cumpram estas condições e que desejem formar parte deste projeto, deverão seguir o processo de incorporação que se detalha a seguir:

 

Solicitação

Deverá preencher o seguinte Formulário Web com os dados da publicação para a sua avaliação.

 

Relação entre o Editor e REDIB

REDIB proporcionará um nome de utilizador e uma palavra-passe para poder entrar à secção Acesso editores onde o editor terá acesso à ficha da sua revista (um utilizador-editor por revista).

 

Em função da infraestrutura informática e possibilidades do editor, contemplam-se dois casos:

 

Caso 1. O editor tem na sua web o seu próprio provedor de dados, baseado no protocolo OAI-PMH. Neste caso, deverá proporcionar no formulário de solicitação o URL do provedor de dados OAI, para que possamos colher os metadados dos documentos (artigos). Para isso, será necessário que a publicação disponha de um software profissional de edição científica, por exemplo Open Journal Systems (OJS).
Neste Caso 1, REDIB ocupar-se-á de reunir os artigos, automaticamente, por parte do provedor de dados OAI-PMH da sua revista.

 

Caso 2. O editor não tem na sua web um provedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH. Neste caso, o editor tem de introduzir os metadados dos documentos (artigos) publicados, através de um formulário web desde a secção Acesso editores.

 

A introdução dos números deve ser em ordem decrescente (os números mais recentes primeiro). Requerer-se-á a máxima atualização dos números em REDIB (último ano publicado). Recomenda-se que os conteúdos que apareçam no seu portal coincidam com os que se mostram em REDIB.

 

CONDIÇÕES:

A revista compromete-se a colocar, num lugar visível da sua web, o logótipo de REDIB, com uma ligação ao portal ou, no seu defeito, uma menção escrita com a ligação.

 

REDIB Logos


Como participar nos Livros REDIB

Os editoriais de livros que desejem participar no portal devem oferecer livros eletrônicos de caráter científicos em acesso aberto ou de pago, que deve satisfazer os Criterios de Calidad para Livros REDIB formal e de conteúdo.

 

Os editoriais de livros que cumpram estes critérios e desejem incorporar-se à REDIB, deverão seguir o processo de incorporação seguinte:

 

 

Solicitação

Devera completar o seguinte Formulario Web para Livros REDIB com dados de publicação para avaliação.

 

Relação entre o Editor e REDIB

REDIB fornecerá um nome de usuário e uma chave para entrar na seção  Acesso Editorial onde o editor terá acesso á ficha do seu editorial (um usuário editor por cada editorial).

 

Em função da infraestrutura informática e possibilidades do editor, contemplam-se dois casos:

 

Caso 1. O Editor tem em seu próprio site seu próprio provedor de dados com base no protocolo OAI-PMH. Neste caso, devera fornecer a URL do provedor de dados OAI no formulário de inscrição para que possamos colher os metadados dos livros. Isso exigirá que o editor tenha software de edição científica profissional, por exemplo, Open Monograph Press (OMP). Neste Caso 1, a REDIB coletará automaticamente os livros do provedor de dados OAI-PMH em sua página editorial de livros.

 

Caso 2. O editor não possui um provedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH em seu site. Neste caso, o editor tem que inserir os metadados dos livros publicados através de um formulário web da seção Acesso Editorial.

 

A introdução dos metadados dos livros pode ser realizada manualmente ou em bloco preenchendo um arquivo Excel com os metadados dos livros.

 

CONDIÇÕES:

A editorial se compromete a colocar em um local visível em seu site o logotipo do REDIB com um link para o portal, ou na falta dele pode ser escrito com o link.

 

REDIB Logos